terça-feira, 18 de dezembro de 2007

SAÚDE E CIDADANIA

- Vivemos em uma época de transição de pensamentos, de novos costumes impostos pela globalização capitalista e de pouca valorização pela vida. O pior é a ampliação da falta de humanização e o despreparo profissional por parte de pessoas ligadas a saúde. São elas que estão a lidar com o dom precioso da vida e a preservação da saúde que deveria de ser com qualidade.

- Nos dias de hoje para a preservação da saúde e da própria vida, o cidadão tem que ter discernimento, criticidade e conhecimentos de áreas vitais da nossa pérfida sociedade excludente/individualista e entre essas áreas está o CONHECIMENTO BÁSICO DOS DIREITOS DO CIDADÃO QUANDO SE TORNA PACIENTE DE MÉDICOS, DE HOSPITAIS PÚBLICOS E PRIVADOS. CONHECIMENTOS APROFUNDADOS SOBRE O PLANO DE SAÚDE QUE ESCOLHEU. SE EXISTE PROCESSOS JURÍDICOS CONTRA A EMPRESA FORNECEDORA DOS SERVIÇOS PARA QUE NÃO TENHA SUPRESAS DESAGRADÁVEIS NO MOMENTO EM QUE FOR NECESSÁRIO UTILIZAR DOS SERVIÇOS DE SAÚDE OFERTADOS.

- Tenho experiências ocorridas na própria família e graças à aquisição de conhecimentos, poder interpretativo e criticidade, em várias ocasiões conseguimos escapar de prováveis erros médicos. Muitas pessoas, infelizmente, não tiveram a mesma sorte. Perderam as suas vidas ou ficaram com seqüelas irreversíveis para o resto de suas vidas.

- Felizmente temos pessoas que não aceitam passivamente os “ERROS MÉDICOS” e passam a combater efetivamente os profissionais que agiram e agem com NEGLIGÊNCIA, IMPRUDÊNCIA E IMPERÍCIA.

- Entre os que não aceitam essas graves falhas, alguns são profissionais da própria área da saúde. O médico brasileiro e escritor Nelson Senise, indignado com o rumo que a Medicina estava tomando nos idos anos 80 publicou os livros “MEDICINA PROSTÍTUIDA”, “MEDICINA E IMPUNIDADE” e “O SUBMUNDO DA MEDICINA”, onde denuncia a má formação de vários profissionais da Medicina, erros escabrosos na administração de medicamentos e diagnósticos totalmente falhos. O Dr. Senise faleceu aos 82 anos de idade em 2001 e sempre foi um crítico do mercantilismo, da falta de humanismo e denunciou muitos planos de saúde que seriam uma verdadeira arapuca para incautos. Particularmente, analisando aquela época para a atual, em minha opinião, a situação só piorou e muito.

- O médico inglês e escritor Vernon Coleman[1], conhecidíssimo na Europa, também tem alertado para a má formação dos acadêmicos de Medicina e enfermeiros. Divulgou uma pesquisa que quando os médicos entram em greve as taxas de óbito diminuem sensivelmente. Escreveu mais de noventa livros, e entre os quais, um possui o título bem sugestivo: “COMO EVITAR QUE O MÉDICO TE MATE”. É interessante reparar que as suas obras são pouco divulgadas no Brasil que por acaso é a terra de grandes trustes farmacêuticos. Será que existe interesse na divulgação dos seus livros no Brasil?

- O advogado e médico Jorge Ribas Timi publicou em 2005 o seu livro “DIREITOS DO PACIENTE” que traz um cabedal de conhecimentos de defesa para a preservação dos direitos do cidadão quando necessitar de tratamento de saúde.

- A divulgação de todos esses livros, em um país avesso a leitura, é uma questão de cidadania.

- Nesta luta pela verdade e justiça, também temos alguns cidadãos que mantém sites na Internet. Entre os quais temos o de Rosemary Kossmann Lutzer[2], Edegar Samuel Lutzer[3] e o Instituto Enzo Assugeni[4]. Instituição internacional fundada após o óbito de uma criança de quatro meses por ERRO MÉDICO.

- Infelizmente não temos uma legislação específica para a defesa do paciente, mas temos inúmeros textos legais auxiliares e entre os quais a Constituição Federal, o Código de Defesa do Consumidor, o Código Civil, o Código Penal, jurisprudência, o Código de Ética de Enfermagem, o Código de Ética Médica etc.

- No Senado Federal, o Senador Pedro Simon vendo a necessidade de uma lei específica elaborou o projeto[5] de lei SF PLS 00101/2005 DE 07/04/2005 sobre os direitos do paciente que tramita desde 2005. Esperamos que esse projeto de lei seja aprovado e não engavetado como tantos outros de grande interesse público, que sofreram a influência de lobbies de grupos poderosos contrários.

- No site do Instituto Enzo Assugeni está disponível gratuitamente para download o MANUAL DO PACIENTE”. “ É um excelente documento elaborado por especialistas no assunto que servirá para alertar e orientar o cidadão em busca de conhecimentos para a sua proteção e de seus familiares contra a negligência, imperícia e imprudência dos maus profissionais da área da saúde.

- Nos últimos anos o número de erros crassos entre médicos vêm aumentando[6]. Isso denuncia que a formação dada por algumas Instituições de Ensino Superior (IES), principalmente das privadas que, infelizmente, é maioria em nosso País vêm apresentando muitas falhas. Existe a necessidade de se rever o conhecimento por parte desses estabelecimentos de ensino com a máxima urgência, bem como a humanização, respeito, amor e dedicação para com a profissão voltada para a saúde do cidadão brasileiro. É necessária uma depuração desses estabelecimentos de ensino superior e a proibição de abertura de outros com intuito apenas de lucro fácil. Isto compete a um governo de justos e não de hipócritas adeptos da doutrina de Maquiavel.

- Por outro lado, o direcionamento de muitos jovens para a Medicina é por puro Status e por acharem que os salários são atraentes. Muitos não possuem o menor dom para exercer a profissão de médico ou de enfermeiro. Tornam-se frios, desumanos e muitos passam a sofrer de distúrbios provocados pelo stress da realidade financeira e do quadro caótico da saúde no Brasil que os leva, em alguns casos, a triste escolha de ter que escolher quem deve viver e quem deve morrer.

- Isto posto, nos daremos por muito satisfeito se o texto apresentado conseguir alertar as pessoas que passam por aqui, bastando que apenas uma consiga ter evitado um ERRO MÉDICO ou que tenha servido de impulso para buscar através da via judicial a indenização por danos morais e, sobretudo, a punição eficaz do mau profissional. É importante que seja denunciado para a imprensa os profissionais da área de saúde e hospitais que, comprovadamente, tenham agido com omissão, negligência, imprudência e imperícia.



2 comentários:

jjLeandro disse...

Vilsemar, obrigado pela visita e pelos comentários. De fato o que falou é verdade e a conscientização é o único caminho para superar tal realidade. Pode sim usar a poesia em seu blog. É uma honra.
abcs

Há um site muito bom do qual participo junto com muitas outras pessoas: www.overmundo.com.br , confira lá.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.