domingo, 6 de julho de 2008

TERRENOS LIMPOS - VITÓRIA DA CIDADANIA

- Uma pequena grande vitória da cidadania, pois os terrenos citados no artigo DENGUE EM BOA VISTA (06/05/2008) foram limpos pelos proprietários, ficando apenas os monturos para recolher, os quais esperamos que sejam recolhidos o mais rapidamente possível por motivos óbvios.

- O poder municipal, apesar da lentidão, tomou as providências necessárias, pois os munícipes do local fizeram a sua parte como cidadãos plenamente conscientes do perigo que os espreitavam.

- O Conselho Municipal do Meio Ambiente, apesar da demora, demonstrou sensibilidade e preocupação. Passou a exigir que a limpeza fosse realizada.

- A primeira observação após a limpeza foi á diminuição drástica da população de mosquitos do gênero Aedes. É obvio que havia criadouros de insetos e roedores nos locais a longos anos sem que fossem detectados pelos proprietários negligentes e Agentes de Saúde.

- Infelizmente em outras áreas da nossa pequena capital a situação não é idêntica a que temos agora em nossa pequena rua. Falta um pouco de tudo, além de estarem completamente alagadas. O que falta mesmo é cidadania para que os munícipes possam exigir as providências adequadas.

- Por outro lado, o poder público municipal deveria de atualizar a Lei Orgânica na parte ambiental, propondo medidas mais duras, inclusive com prisão e multas de grande valor para aqueles que dificultem a ação dos Agentes de Saúde e que, comprovadamente, estejam facilitando a disseminação de vírus da dengue em suas propriedades.

- Uma coisa é certa: a população tem que ser educada massivamente, de maneira que crie novos padrões éticos de valores, para desenvolver uma consciência ecológica ambiental correta. Deve de estar em constante vigilância e sincronizada com as autoridades municipais para a erradicação do Aedes aegypti, pois é a proteção da saúde e da vida de seus familiares que estão em jogo, e, obviamente, a dos próprios governantes, os quais não são incólumes ao vírus da dengue.

- Esta batalha foi ganha, mas a guerra ainda não e para que tenhamos mais vitórias, não podemos nos esquecer de que:

1. "Para que o mal triunfe basta que os homens de bem se omitam." BURKE, Edmund (1729 - 1797), estadista e filósofo inglês.

2. "A mais revoltante certeza da impunidade da cultura brasileira é a dos políticos que desprezam a opinião pública e apostam na incapacidade de mobilização da sociedade civil e de sua articulação, a mídia e o sistema judiciário". MARANHÃO, Jorge - publicitário, consultar, escritor, Mestre em Filosofia.


Nenhum comentário: