sábado, 14 de abril de 2012

CONTINUAM MATANDO EM NOME DE DEUS


          O texto abaixo é uma tradução do artigo postado em 2011, no site da AlJazeera.com, tendo como título "AS CRIANÇAS PALESTINAS SÃO MENOS DIGNAS?" (Are the Palestinian children less worthy?"), cuja autoria é do Dr. Joseph Massad, intelectual e historiador, professor  associado  de   Historia Política  Árabe Contemporânea  da Universidade de Columbia. É autor do  livro The Persistence of the Palestinian Question, lastimavelmente sem tradução no Brasil.
          Em seu texto, o professor Josseph expõe as discrepâncias da política adotada pelos sucessivos governos dos EUA para com o Oriente Médio nas últimas décadas, em especial pela análise do discurso atual do presidente norte americano, Barak Obama, em relação aos israelitas e árabes, além da colaboração suspeita da imprensa ocidental com relação a esta mesma política. A realidade é que pouco se discute em relação às prisões e massacres vergonhosos de milhares de crianças palestinas perpetuadas por Israel, nas últimas décadas.
          São fatos que muitas mídias, de maneira hipócrita, tentam minimizar e muitas vezes até mesmo rotular negativamente apenas um dos lados, mas, no entanto, basta olhar nas bordas dos acontecimentos históricos, do século passado, para se achar as causas de tanto ódio e racismo entre árabes e israelitas, além, obviamente, do interesse econômico capitalista predador, onde a vida de crianças e adultos se sobpõe a esses interesses.
          Apesar de toda a propaganda ideológica e religiosa, em Israel e no mundo, milhares de judeus(1) e árabes, muitas organizações humanitárias e religiosas são contra o genocídio perpetuado por grupos religiosos fanatizados de israelitas e árabes (judaísmo e islamismo), os quais se igualam aos terroristas de todas as nacionalidades e de ideologias segregadoras, tais como o nazismo, fascismo, apartheid etc.
         Alguns livros divulgam aspectos históricos importantes das causas desse genocídio macabro levado a cabo por Israel. Essas obras, porém enfrentam muitas dificuldades em serem publicadas e divulgadas pelas mídias oficiais. Uma obra bastante esclarecedora é o livro "A Manipulação Sionista", de Alain Coutte(2), publicada no Brasil pela editora Imaginário, porem pouco divulgada pelas mídias brasileiras.
          Outrossim, não podemos jamais condenar um povo inteiro pela estupidez de poucos fanatizados, os quais, muitas vezes, conduzem e manipulam a grande maioria, principalmente através da propaganda recheada de mentiras, as quais são repetidas milhões de vezes e acabam virando verdades para muitos ensandecidos. Por esse caminho, o famigerado Joseph Goebbels, ministro de propaganda de Adolf Hitler, certa vez comentou: “Uma mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade”.
          Tudo isto acaba por aumentar o número de vítimas inocentes por meio de atos terroristas, os quais são levados a cabo por fundamentalistas nacionalistas e religiosos de ambas as partes e, muitas vezes, incentivados por governos racistas e sanguinários, que chegam a utilizar seus próprios exércitos na limpeza étnica, a semelhança do nazismo.
          Sendo assim, é lastimável, mas continuam matando em nome de Deus como fez a inquisição protestante e, a mais cruel e sanguinária de todas, a Inquisição católica (Santo Ofício), a qual perseguia, preferencialmente, os judeus, queimando-os vivos nos famosos “atos de fé” da Idade Média, ou torturando-os com requintes de perversidade. Tais malevolências católicas iniciaram-se no ano de 1.184 d.C. e, a princípio, terminou em 1.834 d.C., com centenas de milhares de pessoas torturadas e mortas a mando dos enviados de Deus. Hoje, os perseguidos de ontem cometem as mesmas barbáries pelos quais seus antepassados passaram. A compaixão pelos miseráveis palestinos inexiste.
          Outrosssim, nem sempre a verdade dos vencedores é a correta. Deve-se analisar com muita imparcialidade a verdade dos subjugados ou dos derrotados, pois existem muitas coisas ocultas ou distorcidas propositadamente.
         Enfim, aqueles que se interessarem leiam o texto abaixo de uma realidade muito pouco divulgada e depois tirem as suas próprias e devidas conclusões, muito bem   fundamentadas na razão e não na emoção.
          E não se esqueçam, que somos testemunhas oculares de um mundo cada vez mais violento, com elites altamente discriminadoras, que rotulam, negativamente, muito povos, já dominados ou escravizados, por meios bem  mais sutis do que outrora, agora com o uso de novos e engenhosos métodos subliminares e outros. Tudo criado por aqueles que têm realmente as rédeas da  globalização capitalista, principalmente no mundo pós-guerra fria.           

(1) Uma dessas organizações que deploram a tragédia que a revolução sionista provocou e a Karta Neturei - Organização mundial de judeus ortodoxos. 

(2) Alain Coutte é escritor e editor. Está engajado junto às minorias discriminadas no mundo. É presidente do "Mouvement Euro-Minorités", que luta contra a xenofobia, o racismo e o anti-semitismo sob todas as formas

----------------------------------------------------------------

AS CRIANÇAS PALESTINAS SÃO MENOS DIGNAS?
Joseph Massad(1)

          Que é sobre crianças judias e árabes que privilegia o primeiro e despreza o segundo nos discursos do presidente Barack Obama, e muito menos na mídia ocidental em geral? As crianças judias são mais inteligente, mais bonitas, mais brancas? São elas merecedoras de simpatia e solidariedade, negado às crianças árabes, porque elas são inocentes e imaculados pela culpa de seus pais, elas próprias muitas vezes são referidas como "os filhos de Israel"? Ou, é que as crianças árabes são perigosas, ameaçadoras, culpadas, mesmo escuras e feias, uma situação que só pode levar a Arabopaedophobia - o medo ocidental de crianças árabes?
          Inocência e infância são temas comuns em discurso político ocidental, oficiais e não oficiais. Embora seja um truísmo afirmar que desde o fim do colonialismo europeu os EUA e a Europa têm sido, nos níveis oficiais e não oficiais, amigável e de suporte do projeto colonial sionista e hostil para com os palestinos e árabes em sua resistência ao sionismo, a expectativa seria de que um Ocidente que insiste retórica sobre o "universalismo" dos seus valores mostraria pelo menos um compromisso retórico para a igualdade de crianças árabes e judeus como vítimas da violência na região visitada por sionista, colonialismo e a resistência a ela. No entanto, a simpatia ocidental é para com crianças judias como símbolos de inocência sionista e israelense. Esta simpatia ocidental é implantado principalmente para denunciar a culpa árabe, incluindo a culpa das crianças árabes.
          Na verdade, a única vez que as crianças árabes receberam simpatia no Ocidente foi a alguns anos atrás, quando Israel e saídas de propaganda dos EUA, oficiais e não tanto oficiais, montou uma campanha de propaganda importante para salvar estas crianças de seus pais bárbaros árabes e palestinos, que, supostamente, treinado-as a cometer atos violentos, ou que desamorosamente colocou-as no meio do perigo, sacrificando-as para os seus objetivos políticos violentos. 
Não foi Israel responsável pelas crianças palestinas assassinadas, mas os pais das próprias crianças, indiferentes e cruéis, que as colocou no caminho de balas israelenses, que deixaram os judeus israelenses sem escolha a não ser matá-las. Este curso é um casuísmo antigo israelense usado para justificar a carnificina de Israel aos palestinos. Golda Meir tinha famosamente articulado o funcionamento da consciência judaica de Israel assim: "Podemos perdoar a você para matar nossos filhos, mas nós nunca vamos perdoá-lo por nos fazer matar o seu.".
          No discurso oficial do poder pós-guerra mundial, as crianças judias têm sido frequentemente invocadas para ilustrar a inocência de Israel, uma tradição levada fielmente pela retórica de Barack Obama. Recusando-se a reconhecer até mesmo crianças árabes como vítimas de Israel, em 4 de junho de 2009, Obama disse árabes em seu discurso no Cairo: "É um sinal de nem coragem nem força para disparar foguetes contra crianças dormindo ou explodir velhas em um ônibus que não é como a autoridade moral é reivindicado; que é como ele é entregue ". Ele reiterou isso em 19 de maio de 2011 "ventos de mudança" em seu discurso, declarando: "Durante décadas, o conflito entre israelenses e árabes lançou uma sombra sobre a região.Para os israelenses, significou viver com o medo que seus filhos podiam ser. explodidos em um ônibus ou por foguetes disparados em suas casas, assim como a dor de saber que outras crianças da região são ensinadas a odiá-los”.
          Mais tarde, naquela semana, em seu discurso para o americano-israelense Comitê de Assuntos Públicos (AIPAC), em 22 de maio, Obama manifestou simpatia com as dificuldades da experiência colonizadora, enquanto os judeus se apropriam das terras dos palestinos: "Eu vi a luta diária para sobreviver nos olhos de um menino de oito anos de idade [judaica] que perdeu a perna por um foguete do Hamas”. Ele declarou que os EUA e Israel, presumivelmente, ao contrário dos palestinos ou árabes em geral ambos buscam uma região onde as famílias e seus filhos podem viver livre da ameaça de violência.
          Endossando ocupação ilegal por Israel de Jerusalém Oriental, ele afirmou: "Nós também sabemos quão difícil que é a busca por segurança pode ser, especialmente para um país pequeno como Israel em um bairro violento que eu já vi isso em primeira mão Quando toquei minha mão contra o Muro das Lamentações e coloquei minha oração entre as pedras antigas, pensei em todos os séculos que os filhos de Israel ansiavam para retornar à sua antiga pátria”. Além de contrair empréstimos, anti-racismo negro americano branco com o uso de termos como "bairro violento" - um primeiro termo emprestado por Binyamin Netanyahu para se referir ao Oriente Médio mais de uma década atrás - em que os árabes são os "negros violentos" do Oriente Médio e os judeus são os "pacíficos" brancos”, o endosso de Obama a alegação israelense de que Jerusalém Oriental é parte da pátria judaica é o primeiro tal endosso oficial dos EUA de ocupação ilegal de Israel da cidade.
          No entanto, a atenção de Obama estava em outro lugar, no medo que ele expressa de crianças árabes. Ele primeiro articulou esse medo em seu discurso de 19 de maio: "O fato é que um número crescente de palestinos vivem a oeste do rio Jordão." Em seu discurso ao AIPAC, três dias depois, Obama reiterou seu medo mais uma vez, como o "fato" em primeiro lugar e ameaça que Israel, os judeus, e os EUA devem enfrentar: "Aqui estão os fatos que todos nós devemos enfrentar primeiro, o número de palestinos vivendo oeste do Rio Jordão está crescendo rapidamente e, fundamentalmente, a modificar as realidades demográficas de Israel e os territórios palestinos." Este não é um novo medo, como os israelenses têm conferências anuais, e têm desenvolvido todos os tipos de estratégias políticas e militares, para lidar com seu medo de crianças palestinas, a quem o Presidente de Israel Shimon Peres chama de uma "bomba demográfica" que ele quer desarmar. Golda Meir, ela mesma revelou uma vez, no início dos anos setenta que ela não conseguia dormir se preocupando com o número de crianças palestinas sendo concebidas a cada noite. Se as crianças são o futuro - exceto que as crianças árabes são uma negação do mesmo - então o cerne do argumento é simples: Israel só pode ter um futuro com mais crianças judias e menos crianças árabes.
ASSASSINATO DE CRIANÇAS ÁRABES
          A história de crianças árabes, especialmente as palestinas, não é somente uma tragédia no contexto da violência israelense, mas também continua a ser ignorada, deliberadamente marginalizada, propositalmente suprimida nos EUA e na mídia ocidental - no discurso político ocidental. 
          Quando   terroristas sionistas começaram a atacar os civis palestinos em 1930 e 1940, as crianças palestinas foram vítimas. O mais famoso destes ataques incluíram explosões de cafés palestinos por sionistas com granadas (como ocorreu em Jerusalém, em 17 de março de 1937) e na colocação de minas eletricamente cronometradas em feiras lotadas (usado pela primeira vez contra os palestinos, em Haifa em 06 de julho de 1938).
          Enquanto a violência da década de 1930 foi uma introdução para o Oriente Médio das horríveis violências, é na invasão sionista de 1947-1948 nas vilas e cidades palestinas que crianças palestinas não foram  poupadas deliberadamente por tais terroristas.
          Em dezembro de 1947, o alvo foi a aldeia Khisas, na Galiléia, 4 crianças palestinas foram mortas em um dos primeiros ataques da Haganah (exército paramilitar sionista). Comparado aos ataques subsequentes, contra os palestinos, este  provou ser um número pequeno. Na aldeia de Al-Dawayimah, onde um massacre da Haganah cometido em outubro de 1948, um soldado do exército israelita, citado pelo historiador israelense Benny Morris, descreveu a cena, tais como:
A primeira [onda] os invasores mataram cerca de 80 a 100 [pessoas] árabes, mulheres e crianças. As crianças foram mortas quebrando suas cabeças com paus. Não era uma casa sem mortos... Um comandante mandou um sapeador colocar duas mulheres idosas em uma determinada casa ... e explodir a casa com elas. Os sapeadores se recusaram... O comandante, então, ordenou aos seus homens que colocassem as mulheres velhas na casa e o mal foi feito. Um soldado se vangloriou de ter estuprado uma mulher e depois atirado nela. Uma mulher com um bebê recém-nascido nos braços foi empregado para limpar o pátio onde os soldados comiam. Ela trabalhou um dia ou dois. No final, eles atiraram nela e seu bebê.
          Crianças palestinas foram assassinadas junto com adultos em abril de 1948 no massacre de Deir Yassin, para citar o abate mais conhecido de 1948. Isso continuaria não só durante as guerras de Israel contra os árabes em 1956, 1967, 1973, 1978, 1982, 1996, 2006 e 2008, quando indiscriminados bombardeios dos israelenses vitimaram milhares de crianças palestinas, mas também em mais massacres definitivos, tais como: em Qibya em 1953 onde até mesmo uma escola não foi poupada da destruição de Israel; em Kafr Kassem, em 1956, onde o Exército israelense massacrou 46 cidadãos palestinos desarmados em de Israel, sendo que 23 dos quais eram crianças.
          Esta tendência iria continuar. Em abril de 1970, durante a Guerra de Atrito com o Egito, Israel bombardeou uma escola primária na cidade egípcia de  Bahr al-Baqar. Das 130 crianças presentes na escola, 46 foram mortas e mais de 50 feridas, muitas delas mutiladas. A escola foi totalmente demolida. O primeiro massacre israelense em Qana, no Líbano, em 1996, não se poupou uma criança ou o adulto, e no segundo massacre na mesma aldeia em 2006 fez-se o mesmo - fora os adultos - 16 crianças foram mortas neste ano.
          O número de crianças palestinas mortas por soldados israelenses na primeira Intifada (1987-1993) foi de 213, sem contar as centenas de abortos induzidos por granadas de gás lacrimogêneo, lançadas dentro de áreas fechadas destinadas às mulheres grávidas, e para além de o número de feridos.
          A filial sueca da Save the Children estima que "23.600 a 29.900 crianças precisaram de tratamento médico por ferimentos nos dois primeiros anos da Intifada", um terço das quais crianças com idade inferior a dez anos de idade. No mesmo período, os ataques palestinos resultaram na morte de cinco filhos de Israel.
          Na segunda intifada (2000-2004), soldados israelenses mataram mais de 500 crianças, tendo, pelo menos,  10.000 feridas e 2.200 crianças presas. Na televisão, assassinato da criança palestina Muhammad al-Durra abalou o mundo - mas não os judeus israelenses, cujo governo inventou a mais escandalosa e criminosa das histórias para exonerar Israel.
          No ataque israelense em Gaza em dezembro de 2008, 1.400 palestinos foram mortos, dos quais 313 eram crianças.
          Esta exposição de atrocidades não é simplesmente um regurgitar da história passada e presente de assassinatos de Israel a  crianças árabes nas últimas seis décadas e mais além – esta é uma história bem conhecida em todo o mundo árabe - mas sim, para demonstrar como são obscenas as referências de Obama sobre as crianças judias, quando ele insiste em afirmar que os árabes deveriam demonstrar solidariedade com as crianças judias, sem nunca ter convocado os judeus para mostrar sua solidariedade para com um número muito maior de crianças árabes mortas pelos judeus. Mas o próprio Obama não demonstra simpatia para com as crianças árabes. Se ele tivesse tentado lamentar a taxa de crianças árabes, que caíram vítimas da violência israelense a uma taxa de centenas, senão milhares, de crianças árabes por uma criança judia, os árabes poderiam tê-lo perdoado pela indiscrição.

Meninas israelenses escrevem mensagens em um shell em uma posição de artilharia pesada perto de Kiryat Shmona, no norte de Israel, junto à fronteira com o Líbano, segunda-feira 17 de julho, 2006 [AP]
          Infelizmente, Obama não tem lugar no seu coração para as crianças árabes, apenas para os judeus. Ele ainda consegue infantilizar soldados israelenses judeus que matam palestinos, como sendo, nada menos que crianças inocentes, cujas famílias sentem saudades deles. Em seu discurso AIPAC, Obama exorta o Hamas "para libertar Gilad Shalit, que foi mantido longe de sua família durante cinco longos anos", mas não exorta Israel a libertar os 6.000 presos políticos palestinos, entre os quais 300 crianças palestinas, trancafiados nas masmorras de Israel por muitos mais anos. Obama poderia, pelo menos, mencionar os relatos emitidos por grupos israelenses de direitos humanos sobre “a tortura de crianças palestinas detidas no final de 2010, por soldados israelenses”. No caso, dos alunos palestinos da sexta série que detidos, além de serem  espancadas  e privadas de sono por soldados israelenses, duas crianças de treze anos de idade testemunharam que, segundo o relato de um deles: "a coisa mais terrível que aconteceu, foi quando os soldados iam ao banheiro e faziam xixi em nós para não usar o sanitário”. Mas Obama não fica comovido com esta situação, pois eles não eram  crianças judias.
SIONISMO E CRIANÇAS JUDIAS
          Curiosamente e ao contrário de Obama, o sionismo nem sempre demonstra amor similar para com crianças judias, a quem nunca recuou de sacrificar seus objetivos coloniais. No período nazista, os líderes sionistas, por exemplo, protestou fortemente contra a concessão de refúgio judeus europeus em qualquer outro país do que a Palestina. Em dezembro de 1938, David Ben-Gurion respondeu a uma oferta britânica, na sequência da Kristallnacht, tirar milhares de crianças judias da Alemanha diretamente para a Grã-Bretanha, dizendo: “Se eu soubesse que seria possível salvar todas as crianças na Alemanha, trazendo- as para a Inglaterra, e apenas metade deles por transportá-las para Eretz Israel (a terra de Israel), então eu optaria pela segunda alternativa, pois deve pesar não só a vida dessas crianças, mas também a história do povo de Israel”. Em novembro de 1940, os sionistas reagiram às restrições impostas pelos britânicos sobre a imigração judaica para a Palestina, muito exigido pelo povo palestino, fazendo explodir um navio com judeus passageiros civis em Haifa - matando 242 judeus, incluindo dezenas de crianças. Para o sionismo, as crianças judias são tão dispensáveis ​​quanto crianças palestinas e árabes, a menos que sirvam para os seus objetivos coloniais. À luz disto, torna-se claro que não é simplesmente o judaísmo ou arabicidade de crianças que os torna dispensáveis ​​ou não, mas a sua inserção em um projeto político como figuras que podem fazer avançar os seus objetivos ou constituir obstáculos para eles.
          Recrutamento de Israel de crianças judias em organizações paramilitares, que começou em 1948, continua em ritmo acelerado, e é talvez melhor exemplificado em sua Gadna (Juventude Batalhões) do programa, onde jovens meninas e meninos judias são preparadas mais cedo para seu futuro serviço militar no mais militarizado Estado da Terra. O uso mais ultrajante de crianças judias, no entanto, que pode ser ilustrado quando o exército israelense convidou-as a escrever mensagens de ódio sobre os mísseis prestes a ser lançada contra crianças libanesas no mês de julho de 2006, na  invasão do Líbano por Israel. Capturada, por um cinegrafista da agência Associated Press, a imagem de loiras meninas judias perto da cidade israelense de Kiryat Shmona, escrevendo mensagens de morte para crianças libanesas circulou o mundo - embora não seja claro se elas já fizeram o modo de recepção para Obama. É importante observar que Obama poderia ter encontrado essas mesmas meninas loiras quando visitou Kiryat Shmona. Ele recordou mais tarde que a cidade parecia um subúrbio em comum com os EUA, onde ele poderia imaginar os sons de crianças israelenses "em alegre jogo como minhas próprias filhas".
ENSINAR AS CRIANÇAS A ODIAR
          Dada esta história, não são apenas crianças palestinas culpadas de odiar os judeus israelenses, mas também, Obama insiste, eles não têm nenhuma razão para odiar os judeus, a menos que os maus anciões doutrinem a fazê-lo. Binyamin Netanyahu se mesmo, em seu discurso perante o Congresso na semana passada, reiterou a condenação de Obama a palestinos que supostamente "continuam a educar as suas crianças a odiar". Mas o que dizer sobre o ódio da criança judia israelita dos árabes? Uma pesquisa feita em março de 2010 pela Universidade de Tel Aviv descobriram que 49,5 por cento dos israelenses judeus, estudantes do ensino médio, acreditam que cidadãos palestinos de Israel não deverão ter direito aos mesmos direitos que os judeus em Israel; 56 por cento acreditam que não devem ser elegíveis para o Knesset, o parlamento israelense. De acordo com um relatório de janeiro de 2011, no maior diário israelita Yediot Aharonot , os professores judeus em Israel declararam que racismo anti-árabe entre os estudantes judeus atingiram níveis alarmantes, advogando matando palestinos. Os professores encontraram grafite escrito em muros da escola e até mesmo em provas de exame dizendo "Morte aos árabes". Segundo o relatório, um estudante de uma escola em Tel Aviv disse ao professor durante a aula que seu sonho é se tornar um soldado para que ele possa exterminar todos os árabes, vários alunos de sua turma aplaudiu em apoio a ele. Isto, em nenhuma pequena quantidade, é o resultado direto do currículo escolar racista de Israel, com que as crianças judias são regularmente doutrinadas.
          Em seu discurso ao Congresso, o primeiro-ministro Netanyahu diagnosticou corretamente a situação no terreno. Ele declarou: "O nosso conflito nunca foi sobre a criação de um Estado palestino foi sempre sobre a existência do Estado judeu.". É o estabelecimento de uma colônia judaica que os palestinos devem para finalizar um futuro para crianças palestinas e garantir um futuro para crianças judias.  Na verdade, é precisamente a recusa dos árabes para adotar Arabopedophobia que é o maior impedimento para a paz na região. Obama espera que um bantustão palestino poderia limitar a ameaça que constituem as crianças palestinas ao pesadelo que é "o estado judeu e democrático". Ele reconhece que o mundo não pode mais reivindicar a apoiar o universalismo, enquanto endossando o direito de Israel a discriminação contra os não-judeus. Em seu discurso AIPAC, disse ele, tanto quando ele disse lobby de Israel de que o mundo inteiro, incluindo Ásia, América Latina, Europa (e ele poderia ter acrescentado a África, que ele inexplicavelmente excluído) e do Mundo Árabe não pode mais tolerar o racismo institucionalizado de Israel; que os Estados Unidos com efeito, está a sós com Israel hoje. Claramente, o amor de Obama para crianças judias não conhece limites. Seus pontos de vista Arabopaedophobic, no entanto, não são acidentais, mas são motivados por seu grande amor para os "filhos de Israel", um amor que só pode ser realizado através do ódio contínuo e contenção de todos os árabes, crianças e adultos.

(1) Joseph Massad é Professor Associado da política moderna árabes e História Intelectual da Universidade de Columbia. Ele é autor de A Persistência da Questão Palestina ( 2006); Efeitos coloniais: a construção da identidade nacional na Jordânia (2001) e Desejando árabes (2007).
OBS: As opiniões expressas neste artigo são do próprio autor e não refletem necessariamente a política editorial da Al Jazeera.

Texto original em inglês:

Nenhum comentário: