sexta-feira, 30 de novembro de 2007

DO CAOS PARA O CAMINHO DO MEIO. AINDA TEMOS TEMPO?

- A verdadeira visão da complexibilidade da teia da vida no planeta poderia fazer com que a espécie que se julga dominadora acordasse do sono letárgico e reformulasse boa parte dos paradigmas falhos e fragmentados que serviram para impulsionar, através da violência, a espécie humana até agora.

- A terra (Gaia) não é o centro do universo como alguns, que se diziam enviados por um Deus, queriam que fosse a pouco mais de 300 anos. Esse absurdo científico e outros tantos foram convertidos em dogmas religiosos, proporcionando um descomunal atraso intelectual para toda a humanidade. O cientista Galileo Galilei quase morreu queimado nas mãos de seus algozes e Giordano Bruno não teve a mesma sorte. Ambos contrariaram paradigmas obscurantistas e foram condenados pela ousadia.

- Apesar de todas as perseguições feitas a Ciência, mesmo fragmentada, evoluiu e hoje temos uma concepção de que a vida não pode ser reduzida a uma simples equação matemática ou a algum conceito religioso simplório. É lastimável que muitos ainda pensem de maneira tão obscura como os poderosos da Idade Média e não tenham uma visão real da importância da vida, não apenas a da espécie humana, mas de todos os seres viventes deste orbe planetário e, por lógica, a de outros mundos.

- Dentre os humanos, poucos têm a consciência de que estamos em uma fase de degeneração social globalizada acentuada, pois poucos controlam a maioria e impõe a força um estilo de sociedade deletéria que não enxergam a complexa teia de vida/morte/regeneração/vida, da qual todos os seres viventes estão intrinsecamente ligados uns aos outros, independente de suas vontades.

- A espécie humana já extinguiu milhares de outras espécies e atualmente existem mais algumas centenas em vias de extinção. Simplesmente estão acelerando acontecimentos climáticos, destruindo as florestas e os mananciais de água. Isto iria um dia ocorrer de maneira natural, no decorrer de alguns milênios, seguindo o estipulado por uma engenharia cósmica.

- A teia da vida está sendo rompida antecipadamente por atitudes incônscias centradas no fundamentalismo religioso e econômico, no poder, na riqueza para poucos, dentro de um modelo social predador que explora a maioria, não respeita a terra que produz os alimentos e polui com os seus dejetos a própria água que mantém vivos os integrantes deste modelo social.

- A espécie humana poderá desaparecer bem antes do que se imagina, pois tudo que ela criou contrariando o caminho natural das coisas, inevitavelmente voltará contra ela própria. O próprio planeta (Gaia) possui as suas defesas contra a ação deletéria de algumas espécies e por enquanto os avisos ambientais estão se multiplicando dia após dia.

- A própria sociedade humana se perde em um labirinto caótico em busca da satisfação de desejos ilusórios que deixam claro o aspecto doentio da maioria das mentes dos incluídos e excluídos desta sociedade irracional. Suas cidades refletem o desequilíbrio do povo com a crescente criminalidade em todas as classes sociais, promiscuidade, individualismo em detrimento do coletivo, drogas, ambientes artificiais, degenerescência galopante dos seus líderes políticos e instituições, falta de ética e falta de moral. As cidades estão se transformando em pântanos fétidos onde até mesmo a flor de lótus terá dificuldades de nascer.

- A Ciência evoluiu rapidamente nos últimos 100 anos, mas infelizmente a moral da espécie humana seguiu de maneira muito lenta. As conseqüências estão ai expostas: Novas armas de destruição e entre as quais vírus mutantes, surgimento dos transgênicos que, sem um estudo aprimorado dos efeitos colaterais de alguns produtos, já fazem parte do cardápio diário das famílias. Ainda o surgimento de novas doenças e o ressuscitamento de outras para a alegria mórbida de muitos trustes farmacêuticos que apenas visam o lucro.

- Qual seria a solução? A solução poderá ser imposta a ferro e fogo para o retorno do equilíbrio perdido. A sociedade humana terá a sua chance, pois à medida que o caos climático acentuar-se e as cidades se transformarem em verdadeiros hospícios, os prováveis novos dirigentes cônscios terão que mudar os paradigmas seculares de um modelo predador para aqueles que estabeleçam a recomposição de valores perdidos e dentro de uma visão educacional transdisciplinar.

- Os novos dirigentes da humanidade terão que estabelecer o Caminho do Meio, através da Ciência, da fé racional, do respeito à vida de todos os seres de Gaia (Terra), da correta palavra, da ação correta, do meio de vida correta, do esforço correto, da plena atenção correta, da concentração correta, do pensamento correto e da correta compreensão. Terão que introduzir uma fé realmente fraternal que não se limite apenas ao nosso mundo e a nossa dimensão, mas a todos os mundos e dimensões. O povo terá que ter a noção de que também faz parte da construção e desconstrução do Universo. Que também são engenheiros de uma força maior. Apenas desta maneira é que o fanatismo, os governos corruptos, os manipuladores de opiniões, o terror da criminalidade sem fronteiras e a fossa abismal social humana dos incluídos e excluídos terão a verdadeira cura e o retorno ao equilíbrio.

- Enquanto isto não acontece, vamos nos preparar mentalmente e emocionalmente para o vendaval que vem forte. Aquele que está na senda que faça a sua parte.

- Quem conseguir viver ou sobreviver irá ver as mudanças higiênicas necessárias ocorrer em breve.

Nenhum comentário: