sábado, 2 de agosto de 2008

NÃO ESTUDAM E NÃO DEIXAM ESTUDAR

Outro dia, um caminhão parou na prisão de segurança máxima de Catanduvas, PR. O motorista dizia trazer 3.000 livros de “presente” de Fernandinho Beira Mar para a, digamos, cultura prisional.

Em boa hora, mandaram o caminhão dar meia volta.

O Globo, coluna Ancelmo Gois, 08.mai.07, p. 16


- A informação acima foi publicado pelo Jornal Globo. Quando falamos de criminologia falamos das causas e dos efeitos. Uma solução seria aprimorar a educação para que se tenha a idéia da verdadeira realidade social, na qual temos uma grande maioria de excluídos e uma minoria de incluídos. O aprimoramento de conhecimentos traz a possibilidade de boas soluções. O detalhe é que para muitos essas soluções não são bem vindas, bem como manter os excluídos longe da cultura, pois certas verdades poderiam ensejar o surgimento de revolucionários e prejudicar a “Ordem e Progresso” da 42ª Democracia do planeta.

- De qualquer maneira, faço uma singela sugestão para o Exmo. Sr. Presidente da República: instrua os prisioneiros na arte de ler e escrever e depois doe para cada presídio 10.000 livros e entre os quais dezenas de exemplares de “Sociologia Crítica” do escritor Pedrinho Guareschi, exemplares do Manual de Criminologia do escritor João Farias, exemplares de Punir os Pobres: A administração da miséria no EUA do escritor Loic Wacquant, exemplares de Guerra Civil – Estado e trauma do escritor Luis Mir, exemplares de A sociedade Excludente do escritor Jock Young. Vou um pouquinho mais longe: faça com que o Estado esteja presente nas favelas e periferias das grandes cidades, não com metralhadoras e sim com projetos sociais e instale milhares de bibliotecas com esses livros e muitos outros que escancaram verdades escamoteadas do povo. Uma coisa é certa: as milícias armadas que estão a criar novas formas de opressão não iriam agradecer a Vossa Excelência.

- Com toda a certeza teríamos uma nova visão das palavras "Ordem e Progresso". Como diz Nelson Mandela: "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo".



Nenhum comentário: