sábado, 17 de janeiro de 2009

AS DELUSÕES DE UMA SOCIEDADE E A BUSCA POR UM CAMINHO DO MEIO

- A sociedade em que vivemos é de índole suicida, a qual é apenas o resultado de muitos paradigmas, os quais, ilusoriamente, beneficiaram seres em processo de desequilíbrio, mas que, desde o passado longínquo, detiveram e continuam detendo poderes, alterando crenças religiosas, a própria história, ideologias, costumes, tudo em um frenético ritual de destruição em busca de uma suposta felicidade, baseada na conquista do poder, de riquezas e da escravidão do homem pelo próprio homem. Hoje, diga-se de passagem, a escravidão continua com o uso de técnicas bem mais sutis do que as de séculos passados.

- A atual sociedade dominada por falsos paradigmas, alguns da área econômica e outros da área religiosa e educacional, tidos como pétreos, age como um grupo de gafanhotos vorazes que ao atacar uma plantação, em pouco tempo, a destrói por completo.

- Quando alguns, por milagre, ou por falhas do sistema ideológico imposto, ou por outros meios conseguem acordar da letargia em que se encontram, se deparam com um mundo em um processo acelerado de desequilíbrio, com guerras fratricidas e patéticas como a de Gaza (tudo em nome de Deus é claro), com a destruição da vida planetária, com o consumismo que deveria ser frugal, mas é exacerbado e altamente predatório, com religiões altamente lucrativas, as quais, umas por fanatismo criam terroristas fundamentalistas, outras chegaram a transformar Deu$ e o Mestre Je$u$ em algo muito lucrativo, como se bem vê pelas mídias e esquinas sombrias e perigosas das grandes cidades do mundo inteiro, principalmente nos países ocidentais. Há honrosas e nobres exceções.

- Apesar de tudo, acreditamos que teremos um dia a sociedade ideal, em consonância com os princípios e leis estabelecidos pelo universo e pelas (re)descobertas da física quântica, mas para isso ocorrer, ainda existe um longo caminho a percorrer, ou talvez nem haja mais tempo, já que o planeta (Gaia) esta doente e pode ser uma doença irreversível. Uma coisa é certa: se a doença não for minimizada a espécie predadora humana estará abreviando os seus dias, pois para controlar gafanhotos predadores deve-se usar venenos letais, os quais já estão sendo criados, ironicamente, pelo próprio homem.

- Em todo esse contexto explosivo, algumas pessoas, infelizmente minoria, conseguem viver em paz e bem no olho do furacão. Os budistas e outros segmentos filosóficos e religiosos, adotam um certo caminho que se abstém das delusões que levam ao sofrimento. Esse caminho traria o equilíbrio e o despertar de uma consciência mais limpa e sem sofrimentos. Quebraria os paradigmas destrutivos da razão de se ver o mundo e a vida nele inserido como realmente deve de ser visto.

- Esse caminho é conhecido pelos budistas como “O Caminho das Oito Práticas Corretas”, ou seja: I. Sabedoria: 1. Visão correta, 2. Intenção correta.II. Ética: 3. Fala correta, 4. Ação correta, 5. Meio de vida correta. III. Meditação:6. Esforço correto, 7. Atenção correta, 8. Concentração correta.  

- Apenas os que possuem discernimento e humildade de ler, de se aprofundar, ouvir com a mente e o coração abertos serão capazes de entender e usar essas oito chaves que abrem oito portas para o caminho do meio, para o caminho do despertar.

- Enfim, uma vez rompido a índole suicida da espécie humana, quem sabe se esses poucos seres iluminados não irão revolucionar os sobreviventes do caos social, econômico e ambiental da sociedade humana e iniciar uma civilização mais iluminada e equilibrado com os princípios e leis que regem o universo e todas as dimensões.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

""A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal,evitando os dogmas e a Teologia. Abrangendo os terrenos material e espiritual, essa religião será baseada num certo sentido religioso procedente da experiência de todas as Coisas, naturais e espirituais, como uma unidade expressiva ou como a expressão da Unidade. o Budismo corresponde a essa descrição."

Einstein

Nenhum comentário: