quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE

- No jornal A Folha de Boa Vista colocaram uma manchete com o seguinte título: “Especialistas dizem que a renovação na política é aparente”(1) comentando que os eleitos ou reeleitos são os políticos de sempre, que o poder permanece nas mãos dos grupos de sempre. Que alguns novos nomes, na realidade não saem do acaso e pertencem a grupos políticos dominantes. Que a renovação na Assembléia Legislativa não terá influencia direta nos destinos de Roraima etc.
- Para nós, alguma das causas para a permanência desses grupos que se revezam no poder do Estado a cada pleito e até mesmo na maioria dos Estados federativos tem endereço certo. O bordão popular “Cada povo tem o governo que merece” deixa bem claro a situação da renovação aparente dos políticos.
- Algumas das causas reais dessa renovação aparente estão centradas no declínio das virtudes cívicas e desestruturação dos valores familiares, na falta de conhecimento das massas ignaras sobre a organização social e política da nossa Nação, na falta de amplos conhecimentos sobre educação moral e cívica e amplas noções para os problemas sociais graves que afligem o nosso Estado e outras regiões brasileiras.
- Nesse sentido, essas noções declinaram muito nas últimas décadas. Basta ver o aumento intensivo da criminalidade e a desvalorização da vida. Basta ver o domínio da mídia televisiva, com honrosas e raras exceções, programando e alienando o povo ignaro com os seus programas circenses alienantes. Basta ver o descalabro do declínio da educação pública oferecida pelos governos sucessivos, não apenas em Roraima, mas em grande parte dos demais Estados federativos. Basta ver as centenas de analfabetos funcionais terminando o Ensino Médio, os quais possuem grandes dificuldades na leitura e na escrita, além da maioria ter poucas condições de realizar uma singela crítica de um texto qualquer e, o pior, acabam ingressando em alguma universidade ou faculdade particular de péssima qualidade.
- Tudo isto propicia, na área da política, o aparecimento de aventureiros e oportunistas que conseguem se reeleger ou se eleger usando de todas as artimanhas ignóbeis possíveis, até mesmo a compra de votos em troca de algumas moedas, muitas vezes oriundas do erário público, do tráfico de armas ou até mesmo do comércio das drogas.
- Enquanto tudo isso perdurar não haverá mudanças substanciais, pois os oportunistas e aventureiros estão exatamente no lugar certo e dificilmente irão influenciar para uma mudança substancial na educação do povo, o qual, em sua maioria, está corrompido pela falta de valores éticos, familiares e morais.
- Infelizmente, a famosa frase do eminente MARTIN LUTHER KING é bem propicia para a atual calamidade social e política em que estamos imersos: “O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética… O que me preocupa é o silêncio dos bons.”
- É somente com o desenvolvimento de civismo, da cidadania, da moralidade para com as coisas públicas e da ética é que realmente se poderá higienizar a política, reduzindo as margens dos aventureiros e oportunistas ao mínimo.
- Portanto, enquanto essas mudanças não ocorrem, o povo tem o governo que merece nas áreas da educação, da segurança, da saúde e do saneamento básico.
- E, por fim, parabenizamos aos novos e velhos oportunistas e aventureiros pelas conquistas alcançadas nas eleições de 2010. Usufruam do poder e do dinheiro público enquanto puderem, pois ainda temos esperanças de que as mudanças, em curto prazo, possam acontecer e esperamos que venham a galope para o bem da República e da verdadeira democracia.
(1) http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=95675

Nenhum comentário: