domingo, 8 de abril de 2012

DOCUMENTÁRIOS COM POUCA DIVULGAÇÃO NO BRASIL

É lastimável de se ver como alguns documentários esclarecedores sobre assuntos, que desmistificam certas mentiras tidas como verdades, não circulam no Brasil. Informações preciosas, as quais poderiam mudar a forma de se ver e de se agir sobre aquilo que muitas vezes nos é imposto por aqueles que detêm o poder de comunicação e político do País, muitas vezes, acabam sendo suprimidas.

Nessa semana tentei localizar e comprar dois documentários com legendas ou dublados em português, porém tudo foi em vão. Um foi lançado em 2009, na Itália. Já ganhou vários prêmios na Europa(1). Estamos falando do documentário H.O.T (Human Organ Traffic). O documentário versa sobre o tráfico bilionário  de órgãos humanos que se espalha pelo mundo e, obviamente, o Brasil não fica de fora. No decorrer do documentário aparece uma entrevista com o senhor Paulo Pavesi que perdeu o seu filho para o tráfico de órgãos existente no  Brasil. O senhor Pavesi não está mais no País. Agora está sob a proteção do governo italiano como asilado internacional por motivos óbvios. Tudo isto foi pouco divulgado e estão tentando manter no esquecimento, pois um documentário desse porte poderia prejudicar as máfias de órgãos existentes no Brasil e a imagem da justiça e dos seus governantes.

O senhor Pavesi possui um site, muito esclarecedor, sobre o assassinato do seu filho de dez anos e a retirada dos seus órgãos pela máfia de branco, além de outras informações importantes sobre o trafico de órgãos no Brasil:  http://ppavesi.blogspot.com.br/.

O outro documentário, também premiadíssimo, é sobre o genocídio de palestinos, principalmente das suas crianças, praticado há décadas pelo Estado de Israel. No Brasil pouco ou nada se fala sobre esse excelente documentário. O documentário mostra fatos históricos do conflito Israel/Palestina. Fatos históricos que muitos  tentam manter, hipocritamente, ocultos da opinião pública mundial. No You Tube(2) ainda se encontra esse documentário completo, mas acredito que por pouco tempo, por questões obvias.

O que me chamou a atenção é o racismo aos miseráveis palestinos e o extermínio dos mesmos, incluindo as crianças palestinas,  por parte do povo que sofreu perseguições da ideologia nazista e que hoje adota práticas semelhantes ao dos seus antigos algozes, além de incitar as crianças israelitas a terem ódio das crianças palestinas. Uma coisa é certa, nem todos os israelitas e judeus espalhados pelo mundo compartilham com essa ideologia de extermínio praticado pelo Estado de Israel.

O que me choca também, é que matam em nome de Deus, deixando um ranço de fanatismo religioso no ar.

Infelizmente, muitas autoridades do mundo inteiro fingem que não veem esse genocídio, não demonstram a minima compaixão e o que acaba prevalecendo são outros interesses, sempre favoráveis ao Estado de Israel, o qual chamam de Estado democrático.
  
O site desse documentário é o http://www.occupation101.com/. Vale a pena conferir.

E para encerrar, existem muitos outros documentários altamente esclarecedores, mas a divulgação é precária em nosso País, pois atingem os interesses dos vencedores e dos que manipulam  o poder e a opinião pública. Tentam impedir que certas verdades venham a tona, princialmente dos oprimidos.  Entre esses documentários ainda cito o "Capitalismo: uma historia de amor" de Michael Moore, o "O Mundo Segundo a Monsanto" de Marie-Monique Robin, o "Orwell está se revirando no túmulo"(3)  de Robert Kane Pappas e outros que citarei oportunamente.
 -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-  

(1) Filme sobre o tráfico de órgãos e que cita o Brasil é premiado em Roma. http://cinema.uol.com.br/ultnot/2009/10/23/ult5754u343.jhtm
(3) Sinopse: "Mentiras podem tornar-se verdades? Explore o que a mídia não gosta de discutir: dela mesmo." 
"Orwell está se Revirando no Túmulo (por causa da obra de Orwell '1984', que mostrava a centralização da informação pelo poder dominante) é um documentário que desnuda a mídia tradicional americana mostrando todo o lado corrupto e mesquinho dessa instituição, que cada vez mais está nas mãos de menos donos. Monopólios e oligopólios controlam a opinião das pessoas, escondendo informações, distorcendo fatos, destruindo a democracia. Goebbels, chefe da mídia nazista, ficaria com inveja de tamanho poder alcançado por ela hoje. O Documentário também alerta para a janela que se abriu para combater esse quadro: a Internet. Essa é uma excelente oportunidade de agirmos antes que ela se feche". (http://cinepovo.blogspot.com.br/2011/03/orwell-esta-se-revirando-no-tumulo-2004.html).

Nenhum comentário: