sexta-feira, 14 de setembro de 2012

16% DE REDUÇÃO NA CONTA DE ENERGIA. MAIS UM ENGODO BEM ARTICULADO?



Por estes dias escutei na mídia colonizada que o governo “bonzinho” irá dar um desconto de 16% nas tarifas de eletricidade gastas pelos brasileiros. Os marionetes brasileiros, pelo menos a maioria, irão dizer: Eta governo bão!  
É interessante não se esquecer que algumas verdades propaladas pelo governo não passam de manobras sutis para angariar a simpatia de um povo mergulhado em um senso comum pré-estabelecido a décadas pelos políticos, a grande maioria de corruptos, que estão a governar o nosso País e eleitos por esse próprio povo marionetado.
Os 16% podem ser um belo arranjo, pois na última década as empresas de eletricidade, por conta de cálculos mal elaborados ou espertamente mal elaborados cobraram para mais sobre os gastos com energia elétrica. Esse montante em dez anos chegou, pelo visto, em torno de sete bilhões de reais, mas para a Proteste a real quantia chega a 11 bilhões de reais(1).

Outrossim, o governo ao anunciar esse desconto deveria de ter feito a menção aos sete bilhões surrupiados do bolso dos brasileiros durante dez anos.
Esses fatos fazem parte de um processo em andamento no Tribunal de Contas da União. O relator do processo, ministro Valmir Campelo é favorável que esse montante seja devolvido para os consumidores.  
É bom dizer que toda essa transparência veiculada em algumas mídias(2) é uma das vantagens que ainda temos em termos de democracia, a qual aos poucos, infelizmente, vai sendo manipulada, sequestrada e condicionada pelo sistema ideológico imposto ao Brasil.
Para mim, esse fato é puramente furto, pois é impossível que essas empresas não soubessem da cobrança para mais.  Usufruíram o dinheiro e, com toda a certeza, irão hesitar na devolução desse numerário cobrado indevidamente. Obviamente ninguém será punido e todos serão beneficiados, menos o consumidor é lógico.
E, de repente, vem o governo com esse “pacote de bondade” oferecendo um desconto de 16%. Fica uma sensação de uma montagem sutil para iludir a população, principalmente a população de senso comum. Será? 
Caso não seja um ardil do governo, teremos então os 16% e mais a devolução dos 11 bilhões de reais para todos os brasileiros que possuem eletricidade em suas residências, por ocasião da sentença transitada e julgada do processo em andamento no TCU. 

Sinceramente, a devolução nunca irá ocorrer e além do mais esses 16% irá nos custar muito mais do que se pensa, pois irão nos tomar de volta por outros meios bem mais sutis(3).
É bom não se esquecer que a tarifa de eletricidade que pagamos é uma das mais caros do mundo e mesmo com o desconto (que não é desconto) continuará sendo uma das tarifas mais caras do mundo(4).
Enfim, para encerrar, caso se interesse, veja a indignação do polêmico jornalista Luiz Carlos Prates, amado por uns e odiados por outros, antes do pronunciamento do governo sobre os 16% que serão abatidos das nossas contas de energia elétrica.


(1) http://www.proteste.org.br/nt/nc/press-release/adiada-decisao-sobre-erro-na-conta-de-luz
(2) http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/8/9/conta-de-luz-relator-do-tcu-pede-r-7-bilhoes
(3) http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,governo-tera-de-pagar-indenizacao-bilionaria-para-bancar-corte-na-conta-de-luz,126306,0.htm#noticia
(4) http://www.portaltributario.com.br/artigos/energia-tributacao.htm

Nenhum comentário: