quinta-feira, 3 de novembro de 2011

SÓ É PRESO QUEM QUER!


Entre os livros que li no último mês encontra-se a obra SÓ É PRESO QUEM QUER. O Autor é  Marcelo Cunha, Promotor de Justiça Criminal do Ministério Público de Justiça de Minas Gerais e professor de Direito da PUC/MG. Graduado em Direito pela PUC/MG, Engenharia pela UFMG e Psicologia pela UFMG, Mestre em Direito Processual pela PUC/MG e Doutor em Direito Constitucional pela UFMG.
Indignado com o avanço sem fronteiras da criminalidade, esse Promotor de Justiça foi corajoso e iluminado para fornecer esses impagáveis conhecimentos de uma realidade que muitas vezes é sutilmente oculta, quando nos mostram apenas as conseqüências e nunca as origens de toda essa violência.
Realmente em seus capítulos podemos encontrar várias respostas corretas para a crescente criminalidade em nosso País, embora as raízes para tanta impunidade estejam ligadas nos aspectos históricos sociais dos últimos 500 anos de história do Brasil e mais recentemente fortalecidas pela globalização do crime[1], com o fim da guerra fria.
A obra está escrita em um linguajar bastante objetivo e esclarecedor, deixando de lado o juridiquês, o que proporciona uma leitura bastante agradável tanto para o público jurídico como para a população em busca de respostas concisas e criticas.
Em seus quatro capítulos, o livro demonstra com clareza a falência total do sistema criminal brasileiro, as dificuldades para impor uma pena adequada e os liames que levam a impunidade cada vez mais crescente. 
Mostra com clareza a facilidade com que os cidadãos mais pobres sejam os mais penalizados e a facilidade com que os criminosos, com poder e dinheiro, fiquem cada vez mais impunes. Explica vários detalhes para o fortalecimento do crime organizado, além expor outras particularidades para que os crimes de colarinho branco fiquem livres de qualquer punição.
Para se entender melhor os paradigmas inseridos nessa excelente obra, entre outros, seria interessante assistir a entrevista do Dr. Marcelo, ocorrida em 20/10/2011, na TV Assembléia de Minas nos links abaixo e depois adquirir essa excelente obra elucidativa para fortalecer os conhecimentos e se precaver em tempos tão perigosos com o recrudescimento da criminalidade e sua filha mais nobre, a corrupção. Ambos totalmente fora de controle.  
  





[1] Napoleoni, Loretta. Economia Bandida. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.

Nenhum comentário: