terça-feira, 10 de abril de 2007

NEGLIGÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE?

Manaus, AM, 08 de abril de 2007.

- Sempre tive uma preocupação com relação ao tratamento dispensado por médicos, enfermeiros e técnicos, pois afinal de contas, eles estão lidando com o bem mais precioso do ser humano: A VIDA.

- Graças à perspicácia da minha esposa, várias vezes ela conseguiu detectar a negligência médica que colocava em risco a saúde de integrantes da nossa família.

- Em um trabalho que realizei sobre ‘‘Erro Médico” em uma pós-graduação em Direito Civil no ano de 2000, fiquei estarrecido com o acentuado número de casos. Do ano de 2000 até a presente data a situação só vem piorando. Terminando um outro pós em 2006 em Metodologia do Ensino Superior, muitos Mestres e Doutores educadores mostraram a verdadeira realidade sobre a qualidade do ensino superior ministrado no Brasil. O quadro não é dos melhores e obviamente também atinge os profissionais da saúde. Os novos educadores (não aqueles que fazem “bico” no nível superior) terão uma tarefa hercúlea pela frente, rumo a transdisciplinaridade, mas boa parte dessas mudanças dependerá das famílias que governam este País a séculos.

- Na realidade esta situação deprimente é fruto de um conjunto de fatos, relacionados com a eterna corrupção que avassala a república. As falhas no sistema educacional que acabam reproduzindo o lado ruim de muitos profissionais, a falta de humanização, e a situação desesperada de alguns médicos que, algumas vezes, têm que escolher quem vai sobreviver ou quem vai morrer em hospitais públicos, onde falta até mesmo o básico para o tratamento das pessoas. Em alguns hospitais falta até mesmo uma simples garrafa de álcool. Tudo isto leva muitos desses profissionais a um alto grau de stress e falta de interesse pelos seus semelhantes.

- Pelo explanado acima, eu solicito que façam uma visita na pagina de Rosemari Kossmann Lutzer ( http://www.omissao.com.br/ ), pois a próxima vítima poderá ser você, alguém da sua família ou um amigo próximo.

- Com toda a certeza, o sofrimento da Rosemari e de seu esposo servirá de alerta para que todos nós possamos nos defender de profissionais médicos, enfermeiros de nível superior e técnicos de saúde negligentes, omissos, imperitos ou imprudentes.

- No meu blog tem alguns comentários postados dia 28/03 sobre o assunto Negligência - Imperícia - Imprudência, onde faço alguns comentários a respeito de casos reais.

- Desejo a todos um bom começo de semana e que todos estejam protegidos pelo Deus de seus corações.

Nenhum comentário: