sexta-feira, 11 de maio de 2007

IMPÉRIO DE CRIMINOSOS? ATÉ QUANDO?

- Às vezes tenho a impressão que todos nós estamos em um Titanic sem timoneiro, a deriva em meio a um mar turbulento. Essa impressão fica reforçada quando vejo criminosos de todos os níveis sociais que praticaram crimes hediondos, tais como tráfico de drogas, homicídios qualificados, seqüestros e estupros sendo beneficiados pelo próprio Estado.

- A empresária Carmem Ulzefer acusada por homicídio doloso e quinze tentativas de homicídio já está devidamente solta, amparada pela nova lei (LEI Nº 11.464, DE 28 DE MARÇO DE 2007). Responderá em liberdade por seus crimes e a sentença final poderá levar décadas. Os criminosos que ceifaram a vida do menino João Helio, também poderão recorrer. Milhares de criminosos terão o amparo legal do Estado de Direito, por meio de uma lei gerada por um Congresso, cuja confiabilidade pela população é de apenas 1,1%, de acordo com os dados constantes na revista “IstoÉ” de 18/04/07.

- Aparentemente os nobres deputados não tiveram tempo para ler o enunciado da lei que casualmente era muito defendida hieráticamente pelo ex ministro de Justiça Thomaz Bastos. O deputado Onyx Lorenzoni que é líder dos Democratas na Câmara argumentou: “ESSA MUDANÇA É OBVIAMENTE UM RETROCESSO NA NOSSA INTENÇÃO DE ENDURECER A LEGISLAÇÃO. PASSOU SEM QUE FOSSE PERCEBIDA”. Esse parlamentar pode até explicar, mas jamais poderá justificar um resultado tão afrontoso que beneficia criminosos de alta periculosidade, aumentando ainda mais a descrença nos políticos e na própria Justiça.

-A dor pela perda de um ente querido cometido com dolo e requintes de perversidade por um psicopata será carregada pela vida inteira.

- Agora, o pior de tudo é ver o criminoso responder em liberdade e com um processo que poderá levar muitos anos para a sentença final. Ver o acusado por crime hediondo com boas condições financeiras bancando os advogados criminalistas, muitas vezes com dinheiro de origem duvidosa, que simplesmente farão uso das leis já aprovadas pelos políticos, juntamente com as dezenas de recursos que irão atrasar ainda mais a sentença final. Ver o criminoso levar a sua vida como se nada tivesse acontecido, fazendo faculdade, virando empresário, contando sempre com a condolência do Estado.

-E quem se lembra da agonia, da dor, da condenação por uma vida inteira, daqueles que perderam seus parentes nas mãos de assassinos cruéis? Dificilmente o Estado irá se preocupar com essas pessoas.

-Quando olho o descalabro da violência grassando, não só em Manaus, mas em todo o território nacional, a falta de perspectiva de milhares de jovens, a corrupção deslavada, criminosos sendo eleitos pelo voto de pessoas ignaras e sem virtudes, eu fico me perguntando até quando o Titanic irá resistir? As leis penais teriam que ser espelhadas nos Estados Unidos e Inglaterra? Qual a saída para a nossa curta Democracia com um povo ignaro, amedrontado pela violência e pela falta de humanização?

- Neste contexto caótico, onde estão perdendo o fio da civilização, eu gostaria imensamente de que as palavras em estilo escorreito do prestimado corifeu Dr. Rui Barbosa fossem apenas vãs palavras de um passado distante e corrupto:

” DE TANTO VER TRIUNFAR AS NULIDADES, DE TANTO VER CRESCER AS INJUSTIÇAS, DE TANTO VER O PODER AGIGANTAR-SE NAS MÃOS DOS MAUS, DE TANTO VER PROSPERAR A DESONRA, DE TANTO VER A VERDADE VENCIDA PELA MENTIRA, DE TANTO VER PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS, DE TANTO VER O POVO SUBJUGADO E MALTRATADO, O HOMEM CHEGA A DESANIMAR-SE DAS VIRTUDES, E RIR-SE DA HONRA, E A TER VERGONHA DE SER HONESTO! ”

RUI BARBOSA - 1849/1923

Nenhum comentário: