quinta-feira, 23 de agosto de 2007

CHEQUE MATE PARA AS VIRTUDES NOBRES DO SER HUMANO?

- Comentários sobre o esfacelamento das virtudes nobres do ser humano (bondade, humanidade, moral, ética, companheirismo, pureza nos pensamentos, prudência etc) estão sempre sendo uma constante de indignação neste blog. Exatamente por não possuir um senso comum como a maioria do povo, sempre acabo voltando para a questão da falta de valores que, como uma doença crônica, está instalada em toda a sociedade.

- Uma maçã podre sempre acaba contaminando as demais. É exatamente o que vem acontecendo com quase todos os setores da sociedade. O descaso pela vida humana, pela educação, pela honestidade, pela honra, pela amizade pura e sincera, pela ética constantemente conspurcada, pela falta de moral para com a verdade e para consigo próprio estão refletidas nos atos praticados diariamente por todo o Brasil. Estão perdendo o encanto mágico para a formação da decência humana e da família, na qual os pais já não conseguem mais transmitir os valores reais para os filhos.

- Eu mesmo já presencie pessoas sem decência e sem honra serem premiadas dentro de certas instituições que deveriam zelar com afinco pelas virtudes nobres. Presenciei outras por motivos fúteis serem crucificadas, muitas vezes sem chance para a sua própria defesa.

- Uma maçã podre deve de ser imediatamente retirada do lote e jogada fora, mas não é assim que acontece dentro da nossa sociedade e o resultado desse descalabro se faz ver nos noticiários diários envolvendo desde cidadãos comuns e até mesmo membros importantes dos três poderes da República. A contaminação se espalha entre o povo que paulatinamente está perdendo os valores tradicionais enaltecedores de uma sociedade humana equilibrada.

- Ontem mesmo assisti por uma mídia uma cena patética vinda do assessor especial do presidente Lula, um alto funcionário do governo, esboçando sinais pejorativos relacionados com o malfadado acidente aéreo da Tam. Quais os reais valores desse homem? Qual o tipo de educação ética e moral que teve? O que podemos esperar desse funcionário que está a serviço do povo brasileiro? E o que falar de centenas de outros servidores que se revestem apenas com pequena casca de verniz que ao ser rompida temos apenas a podridão nauseante do seu interior. E essa própria mídia, qual o real interesse, já que muitos dos seus programas novelescos deixam a desejar em termos de conduta ética e moral, além de possuir uma acentuada influência no pensamento do povo?

- O Dr. Adib Jatene, laureado como um dos sete homens mais sábios do mundo no campo da cirurgia cardiovascular, fez comentários sobre a situação dantesca da formação incompleta de médicos, tecendo comentários sobre a crise de valores que a mundialização capitalista está trazendo para todos. Os seus comentários estão centrados na aérea da Medicina, mas tranqüilamente estão ligados às demais áreas do saber. Na realidade o Dr. Jatene apenas indicou uma pontinha do “iceberg”. A realidade é muito pior por se estender às diversas áreas de formação acadêmica.

- A reativação dos valores nobres dentro da sociedade amortecida é essencial. As maçãs podres devem de eliminadas definitivamente. Não será necessário uma “bola de cristal” para saber o que nos aguarda nos próximos anos com a falência da moral e da ética que atinge uma das principais fontes da existência do nosso País: A FAMÍLIA.

Nenhum comentário: