sexta-feira, 24 de agosto de 2007

VAMOS LUTAR PELA CIDADANIA?

- Há poucos dias a ONG Transparência Internacional (TI) com sede em Berlim divulgou o seu relatório anual do Índice da Percepção da Corrupção (PCI em inglês) no mundo. Podemos dizer que é no mínimo interessante, onde aponta 102 países, dos quais 70% deles conseguiram obter a péssima nota inferior a 5,0, num total de 10 pontos (zero para o mais corrupto e dez para o menos corrupto)

- Obviamente, a nossa Nação mergulhada em corrupção a mais de quinhentos anos(1) não conseguiu obter a nota cinco e sim um magérrimo 4,0.

- Todas as mazelas sociais do Brasil sempre estiveram relacionadas com os políticos e as oligarquias que nos últimos anos já não conseguem mais esconder os seus atos criminosos com tanto zelo. O resultado todos nós assistimos diariamente de acordo com os interesses das mídias ou então sentimos os resultados na própria carne: O caos nos aeroportos, estradas sucateadas, a péssima educação nos três níveis, as centenas de mortes ocasionadas pela incompetência das autoridades etc.

- Vejam o caso dos dois últimos desastres da GOL e da TAM. Foram necessários em torno de 353 mortes em menos de um ano para que a trupe do governo Lula começasse a agir de maneira precária. Obviamente, tudo isto é o resultado da omissão não só do atual governo, mas de todos os governos anteriores, inclusive o governo do professor e sociólogo FHC que aderiu vergonhosamente ao neoliberalismo.

- A grande maioria da sociedade atual está sendo incapaz de reverter à situação engendrada por anos de corrupção e do domínio midiático pelas oligarquias. A sociedade está sendo cada vez mais caracterizada por um conjunto de pessoas amorfas e despossuída de personalidade, não tendo a mínima capacidade de cobrar, exigir e fiscalizar os poderes com seriedade e, sendo assim, a corrupção propaga-se como uma pandemia generalizada nunca vista na história deste País. Um exemplo vem das últimas eleições onde pessoas que respondem a dezenas de processos foram eleitas por eleitores nada críticos e despossuídos de senso de cidadania. Uma espécie de “vaquinhas de presépio”. Outro exemplo são as 4.600 prefeituras, dentro de um universo de 5.600, envolvidas com corrupção de acordo com os dados da Procuradoria Geral da União (PGU).

- Uma grave conseqüência gerada pela corrupção é a concentração de rendas, uma das mais perversas do mundo, a qual acaba gerando riquezas descomunais para poucos e migalhas para a maioria. Basta ver o caos na Saúde, nos aeroportos, nas estradas, no saneamento, salário mínimo, o enriquecimento meteórico de políticos etc.

- A reversão desta tragédia secular só seria possível com milhões de olhos vigiando a ação dos políticos, pois assim seria refreada a possibilidade da corrupção medrar. Se existe algo que eles temem é a sociedade organizada e com um alto senso crítico de cidadania. Para que isto aconteça temos que ter a necessidade urgente de recuperar o poder que pertence ao povo e não aos vendilhões da Pátria.

- Acredito que através de ONGS sérias e transparentes, de comunidades de bairros, de professores organizados, da comunidade científica, como a SBPC e de outros segmentos da sociedade, existe a possibilidade de frear não só a corrupção, mas de recuperar também o controle midiático(2) (denominado por alguns de o “quarto poder”) perdido para os grupos oligárquicos e políticos que detêm o poder, a riqueza e a tecnologia em detrimento do povo e da própria Carta Cidadã (CF/88).

- Esses grupos são poderosos e já tentam interferir até mesmo no controle da Internet sem a participação da sociedade, pois é lá que as oligarquias estão encontrando dificuldades de um controle maior sobre as verdades que são escamoteadas por outras mídias ou propaladas como “meias verdades”, seguindo os mais variados interesses dos impérios midiáticos.

- Convém frisar que é na Internet que as pessoas simples, jornalistas independentes, escritores e pesquisadores, que encontram dificuldades de expressão na mídia controlada, conseguem manifestar os seus pontos de vista relacionados com a política e para com as mazelas da sociedade, além de denunciar casos de corrupção e outras verdades deliberadamente ocultas por muitas mídias que não querem que a verdade apareça por motivos óbvios.

- Portanto desenvolva o teu senso crítico, procure ler boas obras, (é tudo que eles não querem), pois muitos autores fazem as suas denúncias em livros. Não aceite de imediato o pensamento imposto pela telinha de TV, pois ela dá a você a pergunta e ao mesmo tempo a resposta, além de te viciar em seus programas novelescos de nível duvidoso. Procure durante vários dias assistir diversos jornais televisivos e depois faça a comparação entre eles. Você terá surpresas que nunca viu. Não tenhas medo e vergonha de criticar, faça a tua denúncia pela Internet, na tua igreja, na tua associação. Alie-se a outras vozes para formar uma corrente, pois nem mesmo com a violência armada eles irão calar a todos. Tenha em mente que à vontade do povo deve de ser expressa modernamente através de plebiscito e referendum para que a Democracia seja preservada e não vire demagogia e anarquia nas mãos de criminosos. Não se esqueça que o plebiscito e o referendum são, indiscutivelmente, mecanismos jurídicos de grande valia para a Democrácia e para a preservação dos interesses do povo.

- Faça a tua parte para o bem dos teus filhos e de todos os que te cercam. SEJA UM CIDADÃO CRÍTICO E DIGA NÃO A CORRUPÇÃO E AS OLIGARQUIAS QUE TE DOMINAM E NÃO TE ESQUEÇAS QUE A DEMOCRACIA PODE SER DESTRUÍDA OU MANIPULADA PARA O INTERESSE DE POUCOS.

(1) Habib, Sérgio. Brasil Quinhentos anos de Corrupção – Enforque sócio-histórico-jurídico penal.Editora Fabris, Porto Alegre/RS, 1994.

(2) Guareschi, Pedrinho A.Mídia, educação e cidadania – Tudo o que você deve saber sobre a mídia.Editora Vozes, RJ, 2005.P. 101 e 102.

Nenhum comentário: