terça-feira, 19 de julho de 2011

O IMBRÓGLIO DA SERRA RAPOSA DO SOL CONTINUA

            Nós últimos anos a população brasileira acompanhou o imbróglio da gigantesca reserva indígena Serra Raposa do Sol, no Estado de Roraima(1).
            Todos sabem que essa região é uma das mais ricas em minerais do planeta Terra (tantalita, urânio, niobio, diatomito, torio etc.) e atrai a cobiça daqueles que sempre exploraram os povos mais indefesos, inclusive levando ao extermino ou escravizando milhares de autóctones nos últimos quinhentos anos na África, América do Norte, América do Sul, América Central etc.
            Particularmente acho muito necessário que ocorresse a demarcação para a preservação dessa região da ganância de muitos maus brasileiros, da cleptocracia(2) que, paulatinamente, está se instalando e de ONGs estrangeiras, muitas com interesses duvidosos sustentadas pelo G8(3). Que uma demarcação correta em forma de ilhas pudesse proporcionar, aos autóctones, um real desenvolvimento educacional de boa qualidade da realidade atual e histórica para a preservação cultural e de conhecimentos milenares que podem se perder para sempre. Que pudesse proporcionar a auto-sustentabilidades, em harmonia total com os não índios da região, principalmente com os mestiços de familias seculares do local.
Porém, da maneira como foi feita a demarcação, em forma contínua, deixa bem transparente a pressão internacional e a leniência de muitas autoridades da República brasileira para com os verdadeiros  interesses alienígenas dessa  riquíssima região, a qual ainda é brasileira.
Hoje os resultados dessa demarcação são bem visíveis, principalmente para quem vive em Boa Vista. Houve o surgimento de novas favelas em torno da cidade, as quais foram criadas por aqueles que foram expulsos pelo governo brasileiro da Serra Raposa do Sol.  Muitas dessas pessoas possuiam documentos oficiais de posse a mais de cem anos e acabaram tendo os seus direitos de propriedade  suprimidos por não serem índios. Famílias, cujo um dos conjuges é indigena, também foram expulsas. O pior é que se observa o surgimento de um verdadeiro apartheid nessa região com consequências imprevisíveis.
Para piorar, centenas de índigenas estão abandonando a região Serra Raposa do Sol por já não terem mais estradas, trabalho, saúde, educação e migram para Boa Vista, aumentando ainda mais a favelização nos arredores da cidade. Alguns indígenas  que mal falam a língua portuguesa vivem dos restos dos dejetos recolhidos na cidade, os quais são depositados nos grandes lixões. Uma tragédia previamente anunciada.
São cenas extremamente tristes e decadentes, pois a demarcação pouco ajudou  na melhoria de vida  desses brasileiros marginalizados, incluindo os não índios expulsos. Essas cenas deveriam de servir para uma profunda reflexão por parte das autoridades dos três poderes da República brasileira enquanto ainda há tempo.
Para entender um pouco mais, basta assistir os vídeos da reportagem feita pela Rede Bandeirantes, em julho/2011, intitulada "Fronteira do Abandono" e a materia do blog Reinaldo Azevedo (VEJA) com o título "Raposa Serra do Sol - Os miseráveis que o STF criou com a antropologia poética de Ayres Britto. Não foi falta de aviso!" 



 

  

(2) A palavra Cleptocracia, de origem grega, significa literalmente “Estado governado por ladrões”. A cleptocracia ocorre quando uma nação deixa de ser governada por um Estado de Direito imparcial e passa a ser governada pelo poder discricionário de pessoas que tomaram o poder político nos diversos níveis e que conseguem transformar esse poder político em valor econômico, por diversos modos.
O Estado passa a funcionar como uma máquina de extração de renda ilegal da sociedade, isto é, população como um todo, em contraposição à máquina de extração de renda legal, o sistema de cobrança de impostos, taxas e tributos dos Estados que vivem em um regime não-cleptocrático.
Todos os Estados tendem a se tornar cleptocratas se não ocorrer um combate real pelos cidadãos, em sociedade. Em economia, a capacidade de os cidadãos combaterem a instauração do Estado cleptocrático é fortemente correlacionada ao capital social da sociedade.
A fase “cleptocrática” do Estado ocorre quando a maior parte de sistema público governamental é capturada por pessoas que praticam corrupção política (Origem: Wikipédia).
(3) G8 é um grupo internacional de sete países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo, mais a Rússia. Todos os países se dizem nações democráticas: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e o Canadá (antigo G7) e agora a inclusão da Rússia que possui um grande arsenal nuclear enferrujado intimidativo.

Nenhum comentário: