terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O CRESCIMENTO DA VIOLÊNCIA . ATÉ QUANDO?


A seguinte manchete  me chamou a atenção para a insegurança que vivemos, pois os fatos ali contidos vêm se repetindo em inúmeras cidades:


Nesse sentido, observa-se que a criminalidade cresce de maneira imensurada no Brasil. Ocorrem debates, propostas, novas leis demagogas surgem, mas a população continua a mercê de criminosos que desfilam pelas ruas das cidades sem o menor constrangimento, garantidos por uma ideologia ipergarantista, principalmente se forem menores de idade, o que acaba enfatizando a impunidade e impulsioando atos de violencia, corrupção e outras tantas incivilidades.

Muitas dessas autoridades demagogas continuam achando que a pobreza é a mãe da criminalidade e não se acordam para outros aspectos sociais mais importantes geradores da violência. Exemplos: as drogas, os desajustes psíquicos, a violência dos jovens é muito maior em famílias monoparentais conduzidas apenas pelo pai ou somente pela mãe.

Nesse sentido estamos vendo a falência do poder público em controlar a violência e, o pior, moralizar a sua própria estrutura deteriorada por homens sem moral, sem escrúpulos, filhos de uma sociedade decadente e empobrecida de valores nobres e que estão a ocupar cargos importantes dentro da máquina governamental republicana.

Esses fatos, aos poucos, vão desacreditando a autoridade e as leis, conduzindo o povo por caminhos que levam ao retorno da barbárie, com a aplicação da autotutela. 

Por essa vertente, seria interessante ler as mensagens do povo, clicando na manchete acima para se ter uma pequena ideia da perigosa realidade que estamos vivendo.

É importante dizer, que o medo e a ignorância, mãe de todos os males, vai tornando o cidadão comum refém  da classe política, a qual deixa escancarado o fracasso no combate ao crime e pela má-fé, quando a impunidade é a marca maior, principalmente para as classes mais favorecidas economicamente.

Daí a importância em desmistificar as teorias que alimentam ainda mais a criminalidade disseminadas por demagogos de plantão, os quais no momento certo, a título de preservar a segurança, irão tomar atitudes ditatoriais para o controle da sociedade como um todo e não apenas para os delinquentes em geral. O povo, pela falta de conhecimento, ainda iria agradecer a esses senhores.

Para que isto não aconteça seria necessário um povo  bem informado para que a democracia seja mantida e a criminalidade possa recuar a patamares aceitáveis, mas pelo visto,  isto não irá acontecer tão cedo e podemos esperar o pior enquanto mantiverem o sistema ipergarantista para os criminosos, principalmente para aqueles com muito poder e dinheiro.

Nenhum comentário: